Menu

Total de visualizações de página

Saiu no Portal do Holanda





(Chico Preto deixou a liderança e deverá ter candidatura ao governo confirmada pelo partido)

Após declaração recente do senador Eduardo Braga (PMDB) dizendo não saber o motivo do afastamento do Deputado Chico Preto (PMN) de seu grupo, uma nota foi divulgada e pode apimentar ainda mais o cenário, onde o próprio Chico relata as nuances dessa história. Confira na íntegra a resposta de Chico para Eduardo:

"Há 20 anos eu, cheio de vitalidade e sonhos, encontrei um cara, um pouco mais velho, que tinha um plano de mudar o Amazonas. Mudar as velhas práticas. Desenvolver o Estado. Cuidar das pessoas. Acreditei nesse sonho e nos ideais. Esse cara é Eduardo Braga, com quem pude conviver e acompanhar o começo da carreira. De fato, a minha maior gratidão à ele foi ter potencializado a paixão política e a certeza de que era possível fazer.
Com o Eduardo caminhei por estradas cheias de pedras. Fui leal, como sou aos meus amigos e às minhas ideias. Estivemos juntos em três eleições. Três derrotas. Numa dela perdemos juntos.  Mas sempre estive ao seu lado porque ainda acreditava que o seu propósito de fazer melhor pelo Amazonas era verdadeiro. Refletindo, hoje me dou conta que preferia o Eduardo derrotado, perdedor, pois sua determinação de não desistir ante aquele velho jeito de fazer política era contagiante. Eu até poderia ter deixado o lado perdedor. Mas não seria eu. Fui leal e me mantive numa zona de guerra e desconforto para manter a minha coerência. Tive inúmeros convite. Não os aceitei.
Após sua vitória, e até um pouco antes dela, o Braga que eu acreditava foi mudando. Seu jeito, suas ações e, principalmente, seus valores.  Ele próprio, no poder, aperfeiçoou perversamente a velha forma de fazer política. Não fui eu quem mudou de lado. Foi ele que mudou os seus ideias. E trata este Estado como uma extensão de sua cozinha.
Nossos valores ficaram tão evidentemente antagônicos que hoje nos tornamos adversários políticos. Definitivamente o sonho daquele Amazonas não se concretizou. A chegada ao poder, ao contrário, sufocou o diálogo e anulou as contradições. Só ele sabe o que é bom e o que não é. Se colocou, como um deus, acima do bem e do mal. E sua arrogância ainda transborda ao acreditar que me deu cargos eletivos. Errado. Fui eleito pelo povo, pois mantive a minha coerência e um trabalho consistente com parlamentar. E me pergunto: onde estão os amigos de primeira hora como eu? Onde estão os companheiros que dividiam os sonhos daquele Eduardo?
Tenho os meus princípios e valores consolidados. Não tenho fortunas e nem processos na Justiça, com acusações de superfaturamento, obras fantasmas e coisas afins. Sou um cidadão de classe média que paga seu INSS como todo mundo. Se o Eduardo Braga se pergunta por que eu mudei de opinião, eu posso responder com uma simples frase: o que nos aproxima ou nos separa não são as palavras, são as atitudes".
Chico Preto
Portal do Holanda
 
Top