Menu

Total de visualizações de página

É interessante percebermos que o 8 de março, quando comemoramos o Dia internacional das Mulheres, teve sua origem em manifestações por melhores condições de vida, de trabalho e pelo direito ao voto. Desde sempre, para ocupar um espaço digno de direito e de fato numa sociedade patriarcal, as mulheres precisaram, não sem perdas e sofrimento, expressar suas ideias e o papel importantíssimo que tem em nossas vidas. Elas desempenham diversas atividades e se mostram tão ou mais competentes quanto os homens.

Mas, a despeito de todas as conquistas, ainda hoje enfrentam desafios e padecem de sofrimentos que não podem passar desapercebidos e que merecem nossa reflexão.

Aproximadamente 75% das vitimas de AIDS são mulheres. O tráfico de mulheres é segundo maior negócio ilícito do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas. No mercado de trabalho, o salário das mulheres correspondem em média, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2012, à 72,9% do dos homens. Além disso, temos a baixa taxa de ocupação em cargos executivos bem como na vida política, a ponto de existir há 18 anos uma Lei de Cotas, medida essa que não representa avanço na ocupação feminina em cargos públicos nem a defesa de pautas destinadas às mulheres. Por fim, temos a questão da violência contra a mulher, que acontece nos mais diversos estratos sociais, ainda que a maior incidência seja entre negras e pobres. São mais de 5,6 mil feminicídios a cada ano, segundo estudo do Ipea.

Neste dia especial gostaria de registrar meu carinho à docilidade e ao amor que transborda da mulher, mas sem esquecer que ele marca também um momento de luta, de conquista e de que ainda precisamos avançar muito.

Como um filho, um pai, um marido e um agente público, neste dia, reafirmo meu compromisso com as mulheres, não apenas como um reconhecimento, mas por acreditar que seremos pessoas melhores e mais felizes à medida em que forem mais justos e equânimes os direitos e a participação efetiva das mulheres nos vários níveis de nossas vidas.

Parabéns!

Dedicado à Silvana Castro, a mulher que me permite ser uma pessoa melhor todos os dias. A minha mãe Rosely, minha fortaleza. A minha filha Mariana, minhas avós (in memoriam) e minhas tias.

Deus abençoe as mulheres do Amazonas.






Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=238041243046177&set=a.187236778126624.1073741842.100694073447562&type=1&theater
 
Top