Menu

Total de visualizações de página

Deputado Abdala Fraxe (PTN) declarou que irá encaminhar os relatos aos demais parlamentares da Aleam. (Foto: Luiz Melo/Assessoria


O deputado estadual Abdala Fraxe (PTN), por meio da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), começa, a partir desta quarta-feira (6), a dar encaminhamento junto às autoridades jurídicas do Estado as denúncias que recebeu dos moradores e vereadores do município Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), na terça-feira (5), durante Audiência Pública na câmara do município.
Após ouvir a população sobre a atuação da polícia, no último dia 14 de outubro, quando os moradores do município realizaram uma manifestação para protestar contra a atual administração, o parlamentar informou que irá pedir o relaxamento da prisão de Raimundo Soares da Silva, Francisco Edson Carneiro de Brito e Marcus Vinícius Souza Costa, presos pela Polícia Militar durante o protesto.
“Os relatos apresentados sobre o excesso da polícia durante a manifestação são muito contundentes. Por isso, no que couber a Comissão de Direitos Humanos, vamos dar encaminhamento às denúncias. A partir de hoje, nossa assessoria jurídica começa a trabalhar no caso”, garantiu.
De acordo com os vereadores de Rio Preto da Eva, os três homens foram presos arbitrariamente pela Polícia Militar. O vereador André Clemente informou que, inclusive, os três foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória, em Manaus, enquanto outros presos de alta periculosidade estão na Delegacia do município, tendo acesso aos familiares.
“Na delegacia, estão presos acusados de estupro e assassinatos que não foram encaminhados à penitenciária. Enquanto esses rapazes que protestavam pelos seus direitos estão presos e já foram levados a Manaus. A polícia agiu de forma arbitrária, uma vez que até a chegada dos policiais o ato era pacífico”, ressaltou o vereador.
Na audiência, os moradores tiveram a oportunidade de relatar o que viram e presenciaram durante a manifestação. O empresário Jaurio Edson da Costa, 55, que foi atingido com três bombas de efeito moral se mostrou indignado com o despreparo dos policiais. “Não estava fazendo nada, a não ser cobrando o direito desse povo que está sofrendo nas mãos da administração atual”, lamentou.
Descaso no município
O presidente da Câmara Municipal de Rio Preto da Eva, vereador Chico Linha, denunciou ao presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia o descaso da Prefeitura Municipal com a cidade. Na audiência, ele mostrou um vídeo com imagens das ruas da cidade esburacadas, desprovidas dos serviços de limpeza pública e iluminação.
“Em 37 anos, nunca vi esse município tão abandonado. Como pode uma prefeitura com seus repasses em dia, tratar os professores, os servidores e o povo dessa maneira? As crianças da zona rural não tiveram nem 30 dias de aula. Nosso povo está sendo humilhado”, completou.
Sobre a situação em que se encontra o município, o deputado Abdala Fraxe informou aos moradores que irá, por meio da comissão, encaminhar os relatos aos demais parlamentares da Aleam, na tentativa de encontrar uma solução para a questão administrativa da cidade.

Texto: Assessoria do Deputado

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top