Menu

Total de visualizações de página

Dep. Chico Preto

O líder da maioria na Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM), deputado Marco Antônio Chico Preto (PMN/AM), defende a mudança no sistema de telefonia usado pelo Governo do Amazonas e o aproveitamento da MetroMao/Repam, rede de fibra ótica instalada no Estado, sob a administração da Prodam, agregada a utilização de tecnologia VOIP,  para obter uma economia significativa por ano.Tomando por exemplo o Executivo do município paulista de Ribeirão Preto, que reduziu em 90% os seus custos com os serviços de telefones, após a utilização do sistema, Chico Preto revelou já ter discutido a viabilidade técnica da iniciativa com o diretor-presidente da Prodam, Thiago Paiva, e disse que a proposta vai ser oficializada por meio da apresentação de um Projeto de Lei.
“A palavra de ordem hoje é economizar na atividade meio e aumentar a possibilidade da aplicação de recursos na atividade fim”, disse Chico Preto, lembrando que os recursos economizados poderão ser aplicados, por exemplo, em assistência social, infraestrutura e educação.
Para Chico Preto, deve ser uma preocupação constante do gestor, bem como dos parlamentares, a busca de alternativas capazes de promover economia à administração pública, fazendo com que se economize na atividade meio e se aplique os recursos poupados na atividade fim.
Metromao
A MetroMao é uma rede de comunicação de dados de alta velocidade, instalada em 2005, e que hoje possui 80 km de fibra ótica e interliga mais de 80 instituições de ensino, pesquisa e órgãos governamentais estaduais. Além de racionalizar custos, a MetroMao proporciona melhor desempenho e qualidade no trânsito das informações entre os participantes da rede.
A alta capacidade de banda de comunicação permite que órgãos do governo desenvolvam projetos, como videoconferência, telemedicina, ensino à distância e telefonia sobre IP (protocolo de comunicação da internet), graças à infraestrutura central básica de suporte.
A adesão à Metromao traz um ganho significativo de desempenho para os órgãos públicos estaduais na oferta de seus serviços e programas de governo eletrônico. Isso porque o aumento da velocidade de comunicação representa um ganho maior de eficiência e produtividade dos sistemas de gestão da administração pública. Em outras palavras, mais qualidade no atendimento ao cidadão.
Usuários
Na capital a Metromao comporta o tráfego de dados de inúmeros departamentos de Governo, como o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) e da Delegacia Geral, que são alguns dos principais usuários do sistema. As secretarias de Estado de Saúde, Educação, da Fazenda e de Governo (Susam, Seduc, Sefaz e Segov) também adotaram a rede como sistema de comunicação interinstitucional.
Órgãos de outras esferas de Governo, como a administração federal e municipal também já se utilizam desta tecnologia, para otimizar os sistemas de gestão. Segundo Thiago Paiva, uma das instituições que também adotou recentemente os benefícios da rede, por meio de convênio, foi o Comando Militar da Amazônia. “A ação permitiu agilizar os processos de alistamento militar e o agendamento de consultas no Hospital Geral de Manaus”, explica.

Fonte: Blog da floresta

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top