Manaus amanhece sem ônibus na segunda feira.
Manaus pode amanhecer parada na próxima segunda-feira, 4, com o sistema de transportes coletivos parcialmente em greve. Ou seja, dos 1.500 ônibus existentes na cidade, 800 devem permanecer nas garagens até que os trabalhadores do sistema sejam atendidos nas suas reivindicações.
O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Josildo de Oliveira deu uma entrevista coletiva, ontem, 01, garantindo que tem o aval do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) depois de três meses de negociações com o sindicato patronal. Segundo ele, os empresários foram convocados pelo TRT a pagar resíduos do FGTS, INSS, horas extras em atraso, falta do pagamento de R$ 200,00 da cesta básica, 3% de reajuste nos salários dos motoristas e cobradores e outras reivindicações.
Nas negociações, até o prefeito Arthur Neto intercedeu chamando todos, empresários, trabalhadores, sindicato e SMTU para conversar. Depois de horas de negociação, os empresários prometeram cumprir o acordo, só que passados 30 dias, nada foi resolvido. Os empresários estão se recusando cumprir o que foi determinado pelo TRT e prometido ao prefeito Arthur Neto.
De acordo com um dos diretores do Sindicato dos Rodoviários, os empresários podem até estar interessados na greve. “Eles querem aumentar a tarifa dos ônibus, por isso estão forçando a gente fazer greve”, disse.